QUESTIONAMENTOS SOBRE A RELAÇÃO DO BLOCO MARIA ROSA E O TURISMO NO CARNAVAL DE ITABUNA, BAHIA
2014; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2707
AutoresRodrigo Muniz Ferreira Nogueira,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoEste trabalho busca relacionar aspectos de campos teoricos da Cultura, Comunicacao e Turismo, tentando verificar a representacao em termos de atratividade turistica, bem como de seus processos comunicacionais com o espectador/turista, de elementos culturais tradicionais – a exemplo do bloco carnavalesco Maria Rosa, um dos mais antigos componentes da cultura popular e da sociedade grapiuna. Parte-se, neste texto, do pressuposto de que novas tendencias do carnaval alteram os valores semânticos das expressoes culturais e suas utilizacoes, estas cedendo lugar a representacoes esteticas e massivas, sendo o turismo um fator que vem influenciar nesta dinâmica de recriacao de significados. No entanto, quanto ao aspecto cultural, aqui considerado como um instrumento de sustentacao da festa, a tradicao parece resistir ao atual modelo da industria cultural, sendo capaz de definir-se como importante meio de ampliar os atrativos carnavalescos, dialogando com os interesses politicos e economicos, e preservando a memoria coletiva sob a egide do palco carnavalesco.
Referência(s)