A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP
2008; Volume: 1; Issue: 15 Linguagem: Português
10.33081/formacao.v1i15.738
ISSN2178-7298
AutoresNelson Fernandes Felipe Júnior, Márcio Rogério Silveira,
Tópico(s)Social and Economic Solidarity
ResumoA mundializacao do capital se caracteriza pela existencia de espacos em transformacao, decorrentes da propria logica do sistema capitalista. Dessa maneira, e notorio que o crescimento da producao da natureza, das paisagens materiais e dos meios de producao conduz a um aumento progressivo da divisao do trabalho e das contradicoes sociais, diante de uma dialetica intrinseca aos diferentes espacos geograficos. A acumulacao de capitais no limiar do seculo XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de carater tecnico-cientifico-informacional e publico-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territorios. As acoes, articulacoes e investimentos do capital privado sao fatores que possibilitam a existencia desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulacao e transportes Tiete-Parana, representa a utilizacao da intermodalidade visando nao somente a otimizacao do transporte de mercadorias, mas tambem a integracao de diferentes territorios.
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