Artigo Revisado por pares

A Hidrovia Tietê-Paraná e as redes intermodais: o caso do Porto de Pederneiras-SP

2008; Volume: 1; Issue: 15 Linguagem: Português

10.33081/formacao.v1i15.738

ISSN

2178-7298

Autores

Nelson Fernandes Felipe Júnior, Márcio Rogério Silveira,

Tópico(s)

Social and Economic Solidarity

Resumo

A mundializacao do capital se caracteriza pela existencia de espacos em transformacao, decorrentes da propria logica do sistema capitalista. Dessa maneira, e notorio que o crescimento da producao da natureza, das paisagens materiais e dos meios de producao conduz a um aumento progressivo da divisao do trabalho e das contradicoes sociais, diante de uma dialetica intrinseca aos diferentes espacos geograficos. A acumulacao de capitais no limiar do seculo XXI se baseia em processos de re-ordenamentos, como os de carater tecnico-cientifico-informacional e publico-privado, resultando num desenvolvimento desigual entre os diferentes territorios. As acoes, articulacoes e investimentos do capital privado sao fatores que possibilitam a existencia desses antagonismos. Assim, o Porto Intermodal de Pederneiras-SP, que integra o sistema de circulacao e transportes Tiete-Parana, representa a utilizacao da intermodalidade visando nao somente a otimizacao do transporte de mercadorias, mas tambem a integracao de diferentes territorios.

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