
Oficina Pedagógica: Quadrilha junina no ensino de geografia
2009; Volume: 18; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5433/2447-1747.2009v18n2p193
ISSN2447-1747
AutoresLiliane Matos Góes, Ailto Rodrigues Damaceno Filho, Lurdes Bertol Rocha,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoSabe-se, de ha muito, que se aprende com mais facilidade atraves de atividades ludicas, pois o que nos chega com alegria permanece vivo na mente por muito mais tempo. No caso de estudantes do ensino fundamental e medio, essa maxima parece ser verdadeira. Em nosso estagio em Geografia, sob a coordenacao da professora Lurdes Bertol Rocha, preparamos uma atividade para que os alunos entendessem de forma mais clara e facil a lateralidade, a orientacao no espaco baseado nas projecoes euclidianas, ou seja, nas coordenadas geograficas, e o movimento da terra. Esse conteudo, apos trabalho em sala de aula, sera aplicado, de forma pratica, nos movimentos de danca de uma quadrilha junina, heranca que nos veio da cultura portuguesa.
Referência(s)