Artigo Acesso aberto Revisado por pares

A relação entre o estilo parental e o otimismo da criança

2003; Universidade de São Francisco; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-82712003000100010

ISSN

2175-3563

Autores

Lídia Natália Dobrianskyj Weber, Olivia Justen Brandenburg, Ana Paula Viezzer,

Tópico(s)

Family Dynamics and Relationships

Resumo

Esta pesquisa investigou se o otimismo da criança está relacionado ao estilo parental. Os dados provêm de 280 alunos (entre 9 e 12 anos), de duas escola públicas de Curitiba. Os pais foram classificados em um dos quatro estilos parentais (autoritativo, autoritário, indulgente e negligente), de acordo com o escore que seus filhos lhes deram nas duas escalas de responsividade e exigência parental. O otimismo das crianças foi acessado pelo Questionário de Estilo de Atribuição para Crianças. Testes estatísticos (Anova e Correlação) mostraram que pais autoritativos foram associados a maiores escores de otimismo e a menores escores de passividade, enquanto pais negligentes foram associados a menores escores de otimismo e a maiores escores de passividade. Esses resultados mostram que os pais possuem papel importante no processo de aprendizado do otimismo da criança, e sugere que crianças educadas por pais autoritativos estão melhor preparadas para enfrentar as adversidades de forma otimista.

Referência(s)