DIVERSOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: uma revisão de literatura (1976-2004)

2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

ISSN

2317-6571

Autores

Poliana da Silva Almeida Santos Camargo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Por meio de uma revisao de literatura, acerca das pesquisas brasileiras que tiveram como foco principal de analise a Educacao de Jovens e Adultos (EJA), foi possivel o levantamento de 68 trabalhos entre artigos, dissertacoes, teses e livros publicados no periodo de 1976 a 2004. Este artigo apresenta tais trabalhos, explicitando-os por meio de 05 categorias denominadas: 1) perspectivas politicas e historicas; 2) ensino, desenvolvimento e aprendizagem; 3) ensino e formacao de professores; 4) percepcoes; 5) outras perspectivas. A grande preocupacao dos estudiosos sobre as perspectivas politica e historica da EJA foi representada por 26 estudos, formando a primeira categoria. A segunda categoria: ensino, desenvolvimento e aprendizagem foi objeto de estudo em 20 pesquisas. Alguns estudos foram encontrados, vislumbrando outros horizontes da EJA, abordando temas como o telecurso, letramento e formacao de professores, sendo possivel a localizacao de 06 pesquisas (terceira categoria). Percepcoes sobre o processo ensino-aprendizagem tambem sao objetos de 12 pesquisas, destacando o posicionamento da equipe escolar, dos professores e dos alunos sobre esse processo (quarta categoria). Intitulada “outras perspectivas”, a quinta categoria abrange 04 pesquisas que versam sobre evasao, educacao de adultos presos e genero. A revisao de literatura e um importante instrumento de referencia/metodologico para verificacao de campos ja pesquisados e outros inexplorados nas diversas areas de conhecimento e, principalmente, na EJA que ainda vislumbra um espaco digno na educacao brasileira e mundial. A socializacao das pesquisas cientificas e um dos mecanismos que engendram e tornam mais consistentes os processos de reconhecimento e mudancas qualitativas para esta modalidade de ensino.

Referência(s)