DIVERSOS OLHARES SOBRE A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA: uma revisão de literatura (1976-2004)
2014; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2317-6571
AutoresPoliana da Silva Almeida Santos Camargo,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoPor meio de uma revisao de literatura, acerca das pesquisas brasileiras que tiveram como foco principal de analise a Educacao de Jovens e Adultos (EJA), foi possivel o levantamento de 68 trabalhos entre artigos, dissertacoes, teses e livros publicados no periodo de 1976 a 2004. Este artigo apresenta tais trabalhos, explicitando-os por meio de 05 categorias denominadas: 1) perspectivas politicas e historicas; 2) ensino, desenvolvimento e aprendizagem; 3) ensino e formacao de professores; 4) percepcoes; 5) outras perspectivas. A grande preocupacao dos estudiosos sobre as perspectivas politica e historica da EJA foi representada por 26 estudos, formando a primeira categoria. A segunda categoria: ensino, desenvolvimento e aprendizagem foi objeto de estudo em 20 pesquisas. Alguns estudos foram encontrados, vislumbrando outros horizontes da EJA, abordando temas como o telecurso, letramento e formacao de professores, sendo possivel a localizacao de 06 pesquisas (terceira categoria). Percepcoes sobre o processo ensino-aprendizagem tambem sao objetos de 12 pesquisas, destacando o posicionamento da equipe escolar, dos professores e dos alunos sobre esse processo (quarta categoria). Intitulada “outras perspectivas”, a quinta categoria abrange 04 pesquisas que versam sobre evasao, educacao de adultos presos e genero. A revisao de literatura e um importante instrumento de referencia/metodologico para verificacao de campos ja pesquisados e outros inexplorados nas diversas areas de conhecimento e, principalmente, na EJA que ainda vislumbra um espaco digno na educacao brasileira e mundial. A socializacao das pesquisas cientificas e um dos mecanismos que engendram e tornam mais consistentes os processos de reconhecimento e mudancas qualitativas para esta modalidade de ensino.
Referência(s)