Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Carta de uma ex-mulata à Judith Butler

2015; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 1; Issue: 3 Linguagem: Português

10.9771/peri.v1i3.14261

ISSN

2358-0844

Autores

Ángela Figueiredo,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Os estudos das relações raciais no Brasil foram constituídos a partir de uma comparação com os Estados Unidos. Um dos aspectos mais destacados desta comparação foi a existência de uma escala classificatória da cor com mais de 300 termos empregados para a auto-classificação da cor no Brasil, em oposição ao sistema binário americano. Em que pese estas inúmeras possibilidades de classificação, os indicadores sociais de renda e escolaridade apontavam para a existência de somente duas categorias: branco e negro. A partir dos anos 1970 e das demandas dos movimentos negros temos constatado a emergência de um discurso afirmativo da identidade negra e a recusa deliberada do uso dos inúmeros termos de cor. Do ponto de vista político, essa demanda obteve êxito, pois demonstrava a existência de um país dividido. O objetivo deste texto é estabelecer um diálogo com a teoria queer, principalmente, no que se refere com as questões relativas à identidade étnico-racial e de sua importância na conquista de direitos no contexto brasileiro.

Referência(s)