Aprendizagem na organização e novas teconologias aplicadas à educação à distância: lições de dois estudos de caso em empresas brasileiras
1999; Universidade Federal de Minas Gerais, Escola de Ciência da Informação; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1981-5344
AutoresMárcia Nardelli Monteiro de Castro,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCASTRO, Marcia Nardelli. Aprendizagem na organizacao e novas teconologias aplicadas a educacao a distância: licoes de dois estudos de caso em empresas brasileiras. Belo Horizonte: Programa de Pos-Graduacao da Escola de Biblioteconomia da UFMG, 1999. 161 p. (Dissertacao, Mestrado em Ciencia da Informacao). Orientadora: Profa. Dra.Marta Araujo Tavares Ferreira. Analisa a utilizacao das novas tecnologias de informacao e comunicacao aplicadas a educacao a distância EAD nas organizacoes. Procura-se abordar o aproveitamento do potencial interativo das novas tecnologias tanto no desenvolvimento das novas competencias profissionais requeridas no trabalho, quanto na disseminacao do conhecimento nas empresas. Foi realizada uma revisao de literatura que permitiu identificar, em um estudo do Lotus Institute (1996), uma classificacao das tecnologias disponiveis para a educacao a distância, que foi, posteriormente, empregada na analise de dois estudos de caso em empresas brasileiras. A avaliacao dessas experiencias apresentou as seguintes conclusoes: embora a educacao a distância, com o suporte das novas tecnologias computacionais e de comunicacao, seja uma das aplicacoes com maiores perspectivas de desenvolvimento, o emprego da mesma pela area de educacao empresarial configura-se ainda como um fenomeno recente, nao tendo sido conclusivos os resultados de sua implementacao; a EAD evolui no sentido de permitir ao aluno uma proximidade cada vez maior com a informacao, ampliando a possibilidade de um processo educativo que tem o sujeito como centro da aprendizagem. Portanto, a tecnologia nao e neutra em materia de construcao do conhecimento, podendo influenciar, quantitativa e qualitativamente, esse processo, imprimindo-lhe novas caracteristicas. Concluiu-se que a estreita relacao entre as demandas de capacitacao profissional e as novas tecnologias interativas, tem a competencia como alvo. Pode-se constatar que essas tecnologias sao poderosos instrumentos na formacao de comunidades de conhecimento, servindo de suporte a gestao do conhecimento das empresas.
Referência(s)