
Mídia e o movimento paralímpico no Brasil: relações sob o ponto de vista de dirigentes do Comitê Paralímpico Brasileiro
2013; School of Physical Education and Sports - USP; Volume: 27; Issue: 4 Linguagem: Português
10.1590/s1807-55092013000400007
ISSN1981-4690
AutoresRenato Francisco Rodrigues Marques, Gustavo Luis Gutiérrez, Marco Antônio Bettine de Almeida, Rafael ̈Pombo Menezes,
Tópico(s)Sport and Mega-Event Impacts
ResumoO objetivo deste trabalho foi investigar formas de relação entre a mídia e a divulgação e comercialização do movimento paralímpico brasileiro. A metodologia de pesquisa baseou-se: em entrevistas semiestruturadas com gestores do Comitê Paralímpico Brasileiro, relativas a processos de administração do movimento paralímpico e formas de relação deste com meios de comunicação; Análise de dados através do método "Discurso do Sujeito Coletivo"; Discussão fundamentada em categorias da obra de Pierre Bourdieu. RESULTADOS: a exploração do movimento paralímpico por parte da mídia brasileira é algo que pode ser melhorado; O esporte paralímpico ainda não possui um capital simbólico que o legitime comercialmente, embora tenha evoluído neste aspecto; Para alcançar maior relevância comercial, pode ser interessante que o movimento paralímpico continue seu processo de busca por aumento da profissionalização e se adeque a direções propostas pela mídia. Talvez com isso, venha a melhorar a exposição de sua vertente esportiva de alto rendimento, destacando sua capacidade de criar ídolos, produzir emoções prazerosas e atrair interesse de espectadores.
Referência(s)