Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS EDUCACIONAIS: EXPERIMENTOS EM HIDRÁULICA

2005; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 3; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.14036

ISSN

1679-1916

Autores

Óscar Guillermo, Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Luiz Augusto Magalhães Endres,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este trabalho objetiva mostrar a necessidade de desenvolver objetos educacionais para o ensino de hidráulica para engenheiros, mais precisamente o desenvolvimento desimuladores virtuais, destacando as vantagens das simulações como complemento à aula tradicional expositiva, assim como o ganho no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, expostos a este tipo de material instrucional. Para isto foi elaborado um simulador utilizando o software Flash MX da Macromedia, representando uma prática laboratorial de hidráulica – velocidade em canal. Duas turmas do curso de Engenharia da UFRGS, utilizaram estes objetos educacionais, e diversos fatores do seu uso foi avaliado. Os resultados mostram que o tipo de objeto educacional em questão - asimulação, pode ser uma boa ferramenta no auxílio à aula convencional e que na área da Engenharia deve-se investir tempo e recursos para implementar este tipo de objetos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX