Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Inovação de produto ou saída para a crise? O lançamento da cerveja Brahma Chopp no verão de 1934

2012; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.29182/hehe.v6i1.155

ISSN

2525-8184

Autores

Teresa Cristina de Novaes Marques, Maria Teresa Ribeiro de Oliveira,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

Este ensaio explora a história da indústria da cerveja, um produto de largo consumo no Brasil. Em particular, examina a história de uma marca — a Brahma Chopp – ainda hoje lembrada pelos apreciadores da bebida. Exaltada na propaganda de seu lançamento como uma inovação, fruto de investimento tecnológico, o surgimento da nova marca representou, por um lado, uma resposta da empresa à expressiva queda nas vendas sentida desde o início da crise econômica no segundo semestre de 1929. Por outro lado, indicou a profunda reformulação da imagem pública da Brahma, encerrando um processo de nacionalização em curso desde meados da Primeira Guerra. Assim, a partir de um caso exemplar de produto de sucesso, examinamos um conjunto de problemas pertinentes à história da indústria de bens de consumo no Brasil: os efeitos duradouros da Guerra, o impacto da crise dos anos 1930 sobre essa indústria, a competição no mercado de cerveja na cidade do Rio de Janeiro e, por fim, o papel da propaganda na consolidação econômica e simbólica de uma empresa. .

Referência(s)