Injustiças na escola: concepções de alunos

2008; Faculdade de Educação; Issue: 31 Linguagem: Português

10.15210/caduc.v0i31.1742

ISSN

2178-079X

Autores

Maria Suzana De Stéfano Menin, Alessandra de Morais Shimizu, Ana Paula Cordeiro, Ana Corina Machado Spada, Camila Alberto Vicente de Oliveira, Vânia Kelen Belão Vagula, Elaine Fernanda Dornelas de Souza, Walter Gomes Osório, Maria Laudicéia Alves Costa,

Tópico(s)

Education Discipline and Inequality

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa desenvolvida em classes de 4o ano do Ensino Fundamental e de 1o ano do Ensino Medio, da rede publica e particular, que teve o objetivo de identificar as concepcoes dos alunos sobre injusticas que ocorrem na escola e na sala de aula. Para tanto, foi utilizado um questionario com questoes sobre definicao de injustica, identificacao de injusticas na escola e na sala de aula e uma escala com 35 situacoes de injustica, em que os alunos deveriam marcar sua frequencia de ocorrencia em cinco pontos. Os resultados apontaram diferencas marcantes entre os anos investigados, sendo que, para os alunos de 4o ano do Ensino Fundamental, a escola aparece como muito menos injusta que para os de 1o ano do Ensino Medio. Em ambas as classes, no entanto, os casos de injustica mais apontados referiram-se as ocorrencias de injusticas do tipo legal e retributiva, cometidas pelos alunos entre si, dos alunos aos professores e destes aos alunos. Palavras-Chave : Injustica na Escola, Educacao Moral, Desenvolvimento Moral, Etica e Escola. Injustice in school: students’ conceptions Abstract This paper presents a research carried out with fourth graders and freshmen in private and public schools. The research aimed at identifying students’ conceptions about injustice that happens in school and in the classroom. We have applied a questionnaire regarding the definition of injustice and the identification of injustice in school and in the classroom, besides a 5-point scale which asked students to evaluate the frequency of 35 situations concerning injustice. Results have shown meaningful differences among the students in the grades under study: school seems less unfair to fourth graders than for freshmen. However, both groups refer to legal and retributive injustice committed among students, and among teachers and students, as the most frequent occurrences in school. Key words : injustice in school; moral education; moral development; Ethics and school.

Referência(s)
Altmetric
PlumX