
Crianças, adolescentes, jovens e adultos e a resolução de situações combinatórias
2013; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24933/horizontes.v31i1.22
ISSN2317-109X
AutoresRute Elizabete de Souza Rosa Borba, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa, Fernanda Zatti Barreto, Rita Lima,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoParticiparam da pesquisa 718 estudantes em escolaridade regular (crianças e adolescentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental ao Ensino Médio) e da Educação de Jovens e Adultos – EJA (dos anos iniciais ao Ensino Médio e de um curso profissionalizante) que resolveram duas de cada situação (arranjo, combinação, permutação e produto cartesiano). A escolarização teve efeito significativo, relacionada a maiores índices desistematização nas soluções, embora procedimentos similares tenham sido observados entre os que não haviam participado de instrução em Combinatória e entre os que já haviam aprendido esse conteúdo. A listagem de possibilidades foi o procedimento mais utilizado. Produtos cartesianos eram mais facilmente compreendidos e arranjos, combinações e permutações eram mais difíceis, em especial para os jovens e adultos em início de escolarização. Os resultados sugerem a necessidade de um ensino com variedade de situações, significados, relações e representações simbólicas, de modo a favorecer um amplo desenvolvimento do raciocínio combinatório.Palavras-chave: Raciocínio Combinatório; Crianças, Adolescentes, Jovens e Adultos; Situações; Representações simbólicas.
Referência(s)