Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

RISU: QUALIFICANDO O PROJETO, FAZENDO A LIÇÃO DE CASA NA UNIVERSIDADE DE PASSO FUNDO

2015; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14210/contrapontos.v15n2.p315-332

ISSN

1984-7114

Autores

Carla Denise Tedesco, Eduardo Pavan Korf, Elisabeth Maria Foschiera, Clóvia Marozzin Mistura, Janaína Chaves Ortiz, Cláudia Petry, Maritânia Pavan Margan, Fábio Roberto Barão,

Tópico(s)

Environmental Sustainability and Education

Resumo

<p>O presente texto apresenta alguns resultados do projeto Fazendo a Lição de Casa, vinculado ao Centro de Ciências e Tecnologias Ambientais da Universidade de Passo Fundo (CCTAM/UPF), potencializados a partir da participação no Projeto RISU/ARIUSA, que, juntamente com os dados de outras instituições de ensino superior, foram sistematizados e publicados no documento intitulado “PROYECTO RISU - Definición de indicadores para la evaluación de las políticas de sustentabilidad en Universidades Latinoamericanas: trabajar juntos para progresar juntos”. O CCTAM é um dos centros da Universidade de Passo Fundo supervisionado pela Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, tendo como atribuições a coordenação, a orientação e a execução de atividades de extensão e pesquisa ligadas à área de ciência e tecnologia do ambiente. A partir de 2012, com a criação da comissão de responsabilidade social – meio ambiente, o CCTAM responsabilizou-se pela discussão e pela implantação da política de gestão ambiental da universidade. A UPF é entidade passível de licenciamento ambiental e, no ano de 2007, obteve a Licença de Operação Ambiental para o <em>Campus</em> I. Diante das demandas identificadas, criou-se o Projeto “Fazendo a Lição de Casa”, que, juntamente com o Setor de Saneamento Ambiental (SSA), o setor de Recursos Humanos (RH) e a Agência de Comunicação e <em>Marketing</em> (Agecom), realizam atividades conjuntas em educação socioambiental. A concepção metodológica que orienta as ações de pesquisa e extensão desenvolvidas nesse projeto fundamenta-se teórico e metodologicamente nas políticas propostas na Agenda 21 e na Resolução de 15 de junho de 2012, que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, com a gestão e a participação democrática de professores, funcionários e acadêmicos, bem como grupos da sociedade civil organizada e movimentos sociais. O trabalho tem um caráter interdisciplinar, contemplando as recomendações das diretrizes curriculares nacionais para o trabalho com a educação socioambiental, buscando oportunizar a construção de saberes necessários ao exercício do protagonismo e da cidadania. São realizadas diversas atividades, entre elas oficinas, produção e distribuição de material de divulgação, intervenção nas unidades, programas de rádio e TV, elaboração de diagnósticos, bem como controle sobre a segregação e o destino correto dos resíduos recicláveis, os quais são entregues a entidades de catadores. É importante reconhecer que a organização do trabalho em rede, considerando os diversos atores da instituição, bem como as contribuições da comunidade externa, amplia a visibilidade e o compromisso sobre a própria universidade, bem como na sua relação com as demais entidades. A partir do trabalho realizado, foi possível perceber o empoderamento dos sujeitos nas ações desenvolvidas, bem como a melhor compreensão das dificuldades vivenciadas nas diferentes unidades. Os encontros e as discussões resultantes da participação junto ao projeto da RISU/ARIUSA possibilitaram concluir que cada vez é mais necessária a efetivação de programas e projetos integrados e interdisciplinares, incluindo a formação continuada e a socialização de informações com as demais instituições de ensino.</p>

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