
Conhecimento de pediatras do Vale do Itajaí sobre gagueira e disfluência do desenvolvimento
2013; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 25; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
2176-2724
AutoresAndrea Cristina Rizzotto Grütner, Vanessa Rafaeli, Ângela de Lima Portella, Izabel Cristina Greuel,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: Caracterizar o conhecimento de pediatras do Vale do Itajai sobre a disfluencia do desenvolvimento e a gagueira infantil. Metodos: Foi entregue um questionario com perguntas fechadas para pediatras do Vale do Itajai. Os dados foram armazenados em arquivo estruturado com recuperacao da informacao atraves de planilha eletronica Excel versao 7 e submetidos a analise de distribuicao de frequencia simples. Resultados: Quanto a variavel definicao, 57,14% dos pediatras definiram disfluencia do desenvolvimento como uma fase da aquisicao da linguagem a ser superada e 82,86% definem a gagueira como uma ruptura involuntaria no fluxo da fala. Na caracterizacao, a uniao de fatores observaveis e nao observaveis prevaleceu; quanto a etiologia, 71,43% apontaram a multicausalidade para a gagueira e 74,28% apontam a disfluencia como fase natural do desenvolvimento; 45,71% acreditam que ha prevencao para a gagueira, para a disfluencia 40% acreditam que nao ha; 40% indicam o tratamento fonoaudiologico para a gagueira e 60%, para a disfluencia; 57,14% teriam como conduta a orientacao aos pais e encaminhamento para atendimento fonoaudiologico. As respostas foram condizentes com aspectos apontados pela literatura consultada, bem como, refletiram suas praticas com pacientes disfluentes. Da populacao, 77,14% reconheceu a diferenca entre as alteracoes investigadas. Conclusao: O conhecimento dos pediatras do Vale do Itajai a respeito da disfluencia do desenvolvimento e da gagueira infantil e representado pela fusao de conhecimentos teoricos e empiricos. Os pediatras acreditam que o trabalho em conjunto, pediatra e fonoaudiologo e eficaz quando o diagnostico e precoce.
Referência(s)