Artigo Produção Nacional Revisado por pares

O uso do método da valoração contingente para uma cesta de bens culturais no município de Canos, Rio Grande do Sul.

2011; University of Toronto Press; Volume: 1; Issue: 10 Linguagem: Inglês

10.18316/238

ISSN

1913-5416

Autores

Judite Sanson de, Nelci Maria Richter Giacomini,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Fundamentando-se nos conceitos de teoria economica, com base no metodo da avaliacao contingente, este artigo apresenta resultados de um projeto que avaliou e quantificou o valor que 237 agentes economicos do municipio de Canoas/RS – populacao publico-alvo – atribuem ou estao dispostos a pagar por bens culturais, publicos ou quase publicos. O metodo utiliza-se de pesquisa direta aos consumidores e ou usuarios, para montar uma escala de valores monetarios ($) para quantificar a importância/valor que os mesmos se predispoem a pagar. Concluiu-se que os canoenses demandam uma cesta de bens culturais concentrados, basicamente, em poucos bens culturais, sobretudo em outras saidas, como bares e boates, Internet, TV a cabo, livros, didaticos e cinema. No entanto estao dispostos a aumentar a demanda apenas nos bens de menor preco como outras saidas, Internet, livros, entre outros alem de demonstrar que a disposicao a pagar aumenta ate determinada renda, o que corrobora com a afirmacao da teoria economica que a partir de determinado nivel de consumo o individuo esta satisfeito e reduz sua utilidade marginal na aquisicao do produto. Palavras-chave: Economia da Cultura; Brasil; Canoas; Metodo da Valoracao Contingente. The use of contingent valuation method on a basket of cultural goods in the city of Canoas, Rio Grande do Sul Abstract Basing on the concepts of economic theory, based on the contingent valuation method, this article presents the results of a research project on the evaluation and quantification of how 237 economic agents – the public audience – give or are willing to pay for cultural goods, public or quasi-public. The method is used to direct consumers to search and or users, to assemble a range of monetary values ($) to quantify the importance and value that they are willing to pay. It was concluded that canoenses require a basket of cultural concentrated primarily in a few cultural assets, especially in other outlets such as bars and nightclubs, Internet, cable TV, books, textbooks and movies. However they are willing to increase demand for goods only at lower prices as other outlets, Internet, books, and others besides demonstrating that the willingness to pay increases until a certain income, which corroborates the statement of economic theory that from certain level of consumption the individual is satisfied and reduces their marginal utility in the purchase. Keywords : Economy of Culture; Brazil; Canoas; Method of Contingent

Referência(s)