Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O FOTOJORNALISMO DOS PERIÓDICOS CORREIO DA MANHÃ E TRIBUNA DO NORTE E AS MARCAS CULTURAIS DAS FESTAS POPULARES DO MÊS DE JUNHO

2014; University of Minho; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21814/rlec.61

ISSN

2184-0458

Autores

Élmano Ricarte, Itamar de Morais Nobre,

Tópico(s)

Culinary Culture and Tourism

Resumo

Investiga-se e analisa-se as marcas e a produção de sentido sobre a cultura popular, em homenagem aos santos católicos do mês de junho: Santo Antônio, São João e São Pedro (celebrados, respectivamente, nos dias 13, 24 e 29) nas fotografias jornalísticas dos periódicos Tribuna do Norte (Natal, Rio Grande do Norte, Brasil) e Correio da Manhã (Lisboa, Portugal), publicadas no mês de junho de 2012. Toma-se como base teórica e metodológica a Fotocartografia Sociocultural e a Folkcomunicação. Pressupõe-se que tais imagens possuem conteúdo e significados representacionais das manifestações e identidades culturais populares das festas de junho e dos santos católicos daquele mês. Busca-se identificar e analisar como as manifestações e culturas populares foram apropriadas pela mídia fotojornalística.

Referência(s)