NEIRA, M. G. Educação Física. São Paulo: Blucher , 2011. (Coleção: A reflexão e a prática no ensino; vol. 8)
2014; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1984-5499
Autores Tópico(s)Physical Education and Pedagogy
ResumoNos primeiros capitulos, o livro apresenta o curriculo cultural da Educacao Fisica. Entende-se Educacao Fisica como componente da area da linguagem e as manifestacoes corporais como artefatos culturais elaborados por determinados grupos, detentores de marcas identitarias. Outras influencias na construcao desse curriculo sao as teorias curriculares pos-criticas e as analises dos Estudos Culturais. Nos capitulos subsequentes, o autor descreve e ilustra proposicoes didatico-metodologicas, como os tipos de atividade (mapeamento, ressignificacao, aprofundamento e ampliacao, registro e avaliacao) e os principios do curriculo cultural (reconhecimento da cultura corporal da comunidade, justica curricular, descolonizacao do curriculo e ancoragem social dos conhecimentos), em excertos de quatorze relatos de pratica.
Referência(s)