Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Auto-eficácia e desempenho escolar em alunos do Ensino Fundamental

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.24879/200700100200429

ISSN

1982-1247

Autores

Luciana Cantarino Rodrigues, Sylvia Domingos Barrera,

Tópico(s)

Evasion and Academic Success Factors

Resumo

As crencas de auto-eficacia, definidas como as percepcoes da capacidade pessoal para manifestar os comportamentos necessarios para alcancar determinados objetivos, constituem importante fator motivacional, atuando como mediadoras entre as capacidades do individuo e o seu desempenho. Objetivamos, nesta pesquisa, analisar a relacao entre percepcao de auto-eficacia e desempenho escolar em alunos do Ensino Publico Fundamental. Participaram da pesquisa 34 alunos de 4a serie, de ambos os sexos, que responderam a um questionario para avaliacao da auto-eficacia. Tambem foi realizado um levantamento do desempenho escolar dos participantes e calculada a correlacao entre essas medidas. As correlacoes obtidas indicam associacao positiva significativa entre auto-eficacia e desempenho escolar. A analise dos resultados sugere a existencia de influencia mutua entre esses fatores, reforcando a ideia do papel fundamental da escola na construcao de crencas mais otimistas de auto-eficacia no aluno, o que tera como consequencia reflexos positivos na sua motivacao e desempenho escolar.

Referência(s)
Altmetric
PlumX