Entre a invisibilidade e a fragmentação e silenciamento dos corpos: a desigualdade de gênero na publicidade de cerveja.
2015; Universidad de Los Hemisferios; Issue: 90 Linguagem: Português
ISSN
1605-4806
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEnglishThe presente paper will discuss how the discourse advertising discourse of advertising of beer, rather invisible, fragments and silent female bodies, thus contributing to the reproduction of gender inequality. Cultural studies are our references because they evidence, beyond ideology and production structure, the sense that communication and culture industry produces on consumers. This perspective also helps to understand how social representations and identities are constructed (HALL, 1999) and discusses the role of advertising. We approach the issue based on the understanding of how ideas of what is masculine and what is feminine, and places the subject identified as such, are marked by language (BUTLER, 2008). We start the discussion from two videos recently broadcast on Brazilian television, which we believe are representative of the kind of speech that reinforces these characteristics. We want, at the end, highlight these issues and broaden the debate about the advertising practices of gender representation. portuguesNeste artigo vamos discutir como o discurso publicitario da publicidade de cervejas, invisibiliza, fragmenta e silencia os corpos femininos, contribuindo, assim, para a reproducao da desigualdade de genero. Os estudos culturais sao nossos referenciais por evidenciar, alem da ideologia e estrutura de producao, o sentido que a comunicacao e a industria da cultura produz nos consumidores. Essa perspectiva tambem ajuda a compreender como as representacoes sociais e identidades sao construidas (HALL, 1999, 2013) e problematiza o papel da publicidade. Tensionamos a questao a partir do entendimento de como as ideias do que e masculino e o que e feminino, e os lugares dos sujeitos identificados como tal, sao demarcadas pela linguagem (BUTLER, 2008). Vamos fazer a discussao a partir de dois videos de publicidade de cervejas veiculados recentemente na televisao brasileira, que acreditamos serem representativos do tipo de discurso que reforca essas caracteristicas. Queremos, ao fim do trabalho, evidenciar esses aspectos e ampliar o debate sobre as praticas publicitarias de representacao de genero.
Referência(s)