
Juventude ciborgue e a transgressão das fronteiras de gênero
2011; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 19; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/s0104-026x2011000200015
ISSN1806-9584
AutoresShirlei Rezende Sales, Marlucy Alves Paraíso,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoPessoas e máquinas estão cada vez mais conectadas por meio de um processo de intensa simbiose. As/os jovens são o alvo primordial desse processo, constituindo a subjetividade ciborgue. Este artigo analisa o processo de ciborguização da juventude na interface entre currículo escolar e currículo do Orkut (site de relacionamentos). A pesquisa que subsidia este artigo investigou a interface entre o currículo de uma escola pública de ensino médio e as comunidades e os perfis no Orkut das/os alunas/os dessa escola. O referencial teórico é constituído pelos estudos de gênero e de currículo, em uma perspectiva pós-crítica. O argumento desenvolvido é o de que as estratégias utilizadas em um currículo podem ser traduzidas no outro, por meio da interface entre eles, tendo como efeito ora a transgressão, ora o fortalecimento das fronteiras de gênero.
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