UMA HISTÓRIA AFRO‐AMERICANA: Caminhos Para Uma Reflexão Teológica e Epistemológica Afro
2017; Wiley; Volume: 67; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1353/cro.2017.a782620
ISSN1939-3881
Autores Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoUMA HISTÓRIA AFRO‐AMERICANA: Caminhos Para Uma Reflexão Teológica e Epistemológica Afro Marcos Rodrigues da Silva Introdução Reflexões sobre a histórica da teologia e epistemologia afro foram realizadas no âmbito da Roda de Diálogo Territorialidades Étnicas e Relações Interculturais, enquanto parte da programação do II Seminário Internacional Culturas e Desenvolvimento (SICDES), ocorrido na Unochapecó/SC, em maio de 2014, e no âmbito do Simpósio Temático Questões Africanas, Afro Latino Americanas e os Desafios Contemporâneos, no II Congresso Internacional das Faculdades EST, ocorrido em setembro de 2014. Ambos os encontros possibilitaram momentos especiais de compartilhamento de nossas reflexões e diálogo com pesquisadoras e pesquisadores sobre um tema de uma grandeza significativa para toda a comunidade afro‐americana. A partir disso, nossa tarefa consiste em apresentar um inventário da história do pensamento afro‐americano, a partir das contribuições oriundas dos movimentos negros que surgiram nos anos 70, 80 e 90 do século XX. A reflexão teológica afro‐americana terá nestes momentos de encontros, estudos e reflexões uma base de dados e elementos significativos para fundamentar a produção teológica e dar seguimento para uma reflexão capaz de sinalizar novos cenários aos primeiros anos do século XXI. Os Congressos de Cultura Negra das Américas A iniciativa de organizar os Congressos de Cultura Negra das Américas surgiu da preocupação de vários profissionais: historiadores, sociólogos, antropólogos, artistas, escritores, teólogos e cientistas da religião para atuarem conjuntamente. O objetivo era fazer um exame multidisciplinar da problemática continental sobre a realidade social e cultural dos afro‐americanos (ACTAS…, ). A realização dos Congressos foi motivada por linhas temáticas que surgem das variadas realidades da América Latina e Caribe. O primeiro Congresso sobre Cultura Negra das Américas ocorreu em Cali, na Colômbia, no período de 24 a 28 de agosto de 1977. Esse congresso foi convocado e respaldado pela Fundação Colombiana de Investigadores Folclóricos (ACTAS…, ). O objetivo foi promover uma reflexão feita por afro‐americanos, e sobre estes com a finalidade de superar entraves e barreiras políticas, culturais, econômicas e religiosas, impostas pelos colonizadores e ainda mantidas. O tema do Congresso foi “A realidade social e cultural dos afro‐americanos”. Os participantes do Congresso foram divididos em quatro grupos de trabalho. O primeiro grupo tratou das questões políticas, religiosas, estéticas e morais. O segundo grupo se ateve às questões das estruturas socioeconômicas. O terceiro grupo ficou com a análise das artes e tecnologia. Enquanto o quarto grupo refletiu as questões pertinentes à “Etnia e Mestiçagem”. Nos diversos países, afirmaram os congressistas, por todos os meios tentam diminuir a população negra, inclusive utilizando a mestiçagem como artifício. A mestiçagem é algo interessante e bem quista desde que seja resultado da deliberação das pessoas. Não é o caso de reportar aqui toda a Ata do Congresso, mas nos parece de fundamental importância recordar as duas recomendações aprovadas pelos congressistas. Primeira: a denúncia de que a maioria dos textos de história, sociologia, economia e política dos países americanos omite, mutila e deforma a participação autêntica do negro no desenvolvimento dos distintos países dos quais é parte fundamental. Segunda: a constatação de que a história do negro na América não pode seguir se difundido, escrevendo e interiorizando‐se simplesmente a partir das crônicas da escravidão (ACTAS…, ). Além do substancial conteúdo, o Primeiro Congresso de Cultura Negra foi importante por tratar‐se de um acontecimento realmente histórico. Com o tema a “Identidade Cultural do Negro nas Américas”, o segundo Congresso foi realizado na cidade do Panamá, nos dias 12 a 21 de março de 1980. O evento reuniu mais de trezentos delegados, provenientes da América, África e Europa. Foram debatidos nesse Congresso quatro subtemas de questões relacionadas com a comunidade negra: (1) identificação social na estrutura de classe; (2) a identidade cultural...
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