Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Algumas considerações sobre o responder relacional

2006; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31505/rbtcc.v8i2.100

ISSN

1982-3541

Autores

Márcio Borges Moreira, João Cláudio Todorov, Lauro Eugênio Guimarães Nalini,

Tópico(s)

Cognitive and psychological constructs research

Resumo

Um dos grandes desafios da Análise Experimental do Comportamento tem sido o de explorar, conceitual e metodologicamente, como estímulos, ou relações entre estímulos, passam a controlar determinado comportamento. Os trabalhos sobre a formação de classes de estímulos equivalentes têm alargado os horizontes da disciplina sobre o responder relacional, sobretudo quando o fenômeno se dá no contexto da linguagem e do comportamento simbólico. Dos estudos iniciais sobre equivalência até aqueles conduzidos nos dias de hoje, grande quantidade de dados empíricos foi obtida e algumas formulações teóricas elaboradas. O presente estudo, de caráter teórico e didático, faz um apanhado genérico do desenvolvimento do conceito de responder relacional, enfatizando a necessidade de se atentar aos procedimentos de treino que levam ao estabelecimento do controle por estímulos de tal responder.

Referência(s)