
Algumas considerações sobre o responder relacional
2006; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português
10.31505/rbtcc.v8i2.100
ISSN1982-3541
AutoresMárcio Borges Moreira, João Cláudio Todorov, Lauro Eugênio Guimarães Nalini,
Tópico(s)Cognitive and psychological constructs research
ResumoUm dos grandes desafios da Análise Experimental do Comportamento tem sido o de explorar, conceitual e metodologicamente, como estímulos, ou relações entre estímulos, passam a controlar determinado comportamento. Os trabalhos sobre a formação de classes de estímulos equivalentes têm alargado os horizontes da disciplina sobre o responder relacional, sobretudo quando o fenômeno se dá no contexto da linguagem e do comportamento simbólico. Dos estudos iniciais sobre equivalência até aqueles conduzidos nos dias de hoje, grande quantidade de dados empíricos foi obtida e algumas formulações teóricas elaboradas. O presente estudo, de caráter teórico e didático, faz um apanhado genérico do desenvolvimento do conceito de responder relacional, enfatizando a necessidade de se atentar aos procedimentos de treino que levam ao estabelecimento do controle por estímulos de tal responder.
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