
Joãozinho da Goméa e a Influência das Religiões de Matrizes Africanas no cenário carioca
2013; Universidad Santo Tomás; Volume: 1; Issue: 7 Linguagem: Português
ISSN
2500-543X
AutoresCristina da Conceição Silva, José Geraldo Rocha,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO artigo em questao busca evidenciar aspectos da religiosidade africana na cidade do Rio de Janeiro, trazendo a tona as contribuicoes de africanos e afrodescendentes para a manutencao da cultura religiosa de matrizes africanas. Ao desenvolvermos tal tematica apresentamos aspectos em um periodo que compreende o final do seculo XIX ate os meados do seculo XX. Neste contexto seguiremos com a tematica, o deslocamento da religiosidade de Matrizes africanas do Rio de Janeiro ate a cidade de Duque de Caxias, territorio escolhido pelo considerado maior babalorixa do Brasil, Joaozinho da Gomea. Ao chegar da cidade de Salvador, com seus conhecimentos religiosos, Joaozinho da Gomea implanta nessa geografia da Baixada Fluminense uma pratica religiosa que ele denomina como Angola, tal pratica foi motivo de criticas por parte de varios babalorixas conservadores, bem como o comportamento de Joao da Pedra Preta, alcunha tambem proferida ao babalorixa. Joaozinho da Gomea nao se mostrou incomodado frente as criticas, e deu prosseguimento no que acreditava e fez da nacao Angola um pratica respeitada em Duque de Caxias, tal consideracao alcancou as geografia do Centro e a Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro.
Referência(s)