
Aprendizagem significativa subversiva
2006; UNIVERSIDADE CATÓLICA DOM BOSCO; Issue: 21 Linguagem: Português
10.20435/serie-estudos.v0i21.289
ISSN2318-1982
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoCom base nas ideias desenvolvidas principalmente por Neil Postman e Charles Weingartner (1969) em seu livro Ensino como uma atividade subversiva e tambem em alguns pensamentos expressos por Postman em suas recentes publicacoes (Tecnology, 1993 e O fim da Educacao, 1996), o ponto de vista que defendo neste artigo e de que, nestes tempos de drasticas e rapidas mudancas, a aprendizagem deveria ser nao apenas significativa mas tambem subversivamente significativa. Minha posicao e a de que a aprendizagem significativa subversiva e uma estrategia necessaria a sobrevivencia na sociedade contemporânea. Sem duvida, devo muito a Weingartner e Postman por basear-me nas suas ideias e reflexoes, mas como dizem eles, somos todos “percebedores”. Assim, o que apresento neste artigo e a minha percepcao das ideias e pensamentos deles traduzidos nas minhas representacoes acerca de como a aprendizagem significativa poderia ser subversiva.
Referência(s)