Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Tarefas e limites da psicologia da religião: uma perspectiva dialogal / Tasks and limits of psychology of religion: a dialogical perspective

2013; Brill; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Inglês

10.34019/2236-6296.2013.v16.21881

ISSN

1568-5276

Autores

Michael Utsch,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Resumo Neste artigo o autor constata que no contexto de fala alema o dialogo entre Teologia (religiao) e Psicologia e marcado por um ceticismo reciproco. Esse fato incide desfavoravelmente sobre a Psicologia da Religiao. Sustenta que a pesquisa da influencia da religiosidade pessoal sobre a vida animica e uma area genuina desta disciplina. Nao obstante a constatacao de uma falta de interesse pelo estudo sobre religiosidade e espiritualidade, ve sinais incipientes de um recomeco, uma vez que no inicio do seculo vinte a Psicologia da Religiao de lingua alema ocupava um lugar de destaque. Constata tambem que ocorre um maior envolvimento da Teologia com a Psicologia do que o contrario. Aventa diversas razoes para o fenomeno, entre as quais, destaca o fato de que experiencias espiritual-religiosas se retraem a analise atraves do metodo cientifico. Constata ainda que Teologia (religiao) e Psicologia se tornaram concorrentes na disputa pela alma humana. Sustenta que e fundamental tracar um limite claro entre um tratamento de cura psicologico, com o objetivo do reestabelecimento da saude psiquica, e uma hermeneutica da vida, fundamentada religioso-cosmovisivamente, com o objetivo de fomentar uma autoconfianca existencial. Propoe possibilidades de colaboracao, no sentido de que as questoes relativas ao sentido e aos valores sejam de competencia da Filosofia e da Teologia e que a traducao destes na realidade da vida concreta seja tarefa da Psicologia. Assim seria possivel estabelecer uma relacao dialogal entre uma antropologia paradigmatica e uma empiria critica. Palavras-chave: Psicologia da religiao, teologia, psicologia. Abstract The following paper’s main finding is that in the German-speaking context the dialogue between theology (viz. “religion”) and psychology is marked by mutual skepticism. This fact has had an unfavorable impact on the psychology of religion. This notwithstanding, the research on the influence of personal religiosity on the soul’s life is taken to be a genuine area of this discipline. And although a lack of interest for the study of religiosity and spirituality is widely perceived, there are incipient signs of a new beginning. In part these are due to the fact the already in the early 20th century German-speaking psychology of religionoccupied a very central position. At present the paper verifies a more significant involvement of theology with psychology than the other way around. Among the possible various reasons for this phenomenon, a major one might be traced back to the fact that spiritual/religious experiences resist to analysis by the scientific method. Furthermore, the claim is made to the effect that theology (viz. “religion”) and psychology have by now entered some sort of dispute over the human soul. Not least because of that, a fundamental need arises to draw clear limits between treatments which pursue psychological cure, aiming at the reestablishment of psychological health, and a hermeneutics of life which relies on a religious or worldview basis, aimed at the promotion of existential selfconfidence. Finally the paper suggests possibilities of mutual cooperation. This basically takes shape in a model whereby those issues pertaining to meaning and values are handed over to the competence of theology and philosophy, while their translation to concrete life remains a task for psychology. In this way it would be possible to establish a dialogic relationship between a paradigmatic anthropology and empirical procedures. Keywords: Psychology of religion, theology, psychology.

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