Artigo Produção Nacional Revisado por pares

A argumentação no discurso de um professor e seus estudantes sobre um tópico de mecânica newtoniana

2007; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2175-7941

Autores

Rodrigo Drumond Vieira, Silvânia Sousa do Nascimento,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Neste artigo consideramos algumas contribuicoes aos processos de ensino e aprendizagem na formacao inicial de professores de Fisica a luz de um referencial teorico argumentativo (BILLIG, 1996) com bases avaliativas (TOULMIN, 1958). Para tanto, foi selecionado e analisado, segundo esses referenciais, um episodio de ensino com contraposicao de ideias sobre uma nocao cuja definicao tem sido pouco considerada na propria literatura especializada: o repouso mecânico. Nesse processo, averiguamos como a acao pedagogica do professor formador refletiu-se na producao de argumentos por parte dos licenciandos. Por fim, tecemos algumas comparacoes destes resultados com aqueles da educacao basica.

Referência(s)