Artigo Acesso aberto

Educação ambiental numa perspectiva dialógico-problematizadora e o XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 5; Linguagem: Português

10.34024/revbea.2010.v5.1724

ISSN

1981-1764

Autores

Carlos Hiroo Saito, Kelley Marques,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

O texto parte da experiência de um mini curso de educação ambiental realizado no âmbito do XI Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (FICA), em junho de 2009, na cidade histórica de Goiás - GO, em que se abordou as bases teóricas que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso (composto de portfólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro), produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano de 2005-2006. A partir das bases teóricas explicitadas, vinculadas à concepção dialógico problematizadora de Paulo Freire, articuladas às idéias de investigação-ação, empowerment, analisa-se a contribuição educacional da mostra específica do FICA Animado - Mostra Infantil, voltada para o público infantil diante desse arcabouço teórico. A falta de sintonia entre os filmes e vídeos apresentados no FICA Animado e os fundamentos de uma educação ambiental filiada à teoria crítica, levam à necessidade de apresentar recomendações específicas para que uma nova edição do FICA Animado tenha um papel mais educativo, cumprindo efetivamente o objetivo para o qual foi criado.

Referência(s)