Educação ambiental numa perspectiva dialógico-problematizadora e o XI Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)
2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 5; Linguagem: Português
10.34024/revbea.2010.v5.1724
ISSN1981-1764
AutoresCarlos Hiroo Saito, Kelley Marques,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO texto parte da experiência de um mini curso de educação ambiental realizado no âmbito do XI Festival Internacional de Cinema e Video Ambiental (FICA), em junho de 2009, na cidade histórica de Goiás - GO, em que se abordou as bases teóricas que guiaram a produção de um conjunto articulado de material didático impresso (composto de portfólios com fotos e textos, um livro do professor e um jogo educativo de tabuleiro), produzido para o Projeto de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO), do Ministério do Meio Ambiente no ano de 2005-2006. A partir das bases teóricas explicitadas, vinculadas à concepção dialógico problematizadora de Paulo Freire, articuladas às idéias de investigação-ação, empowerment, analisa-se a contribuição educacional da mostra específica do FICA Animado - Mostra Infantil, voltada para o público infantil diante desse arcabouço teórico. A falta de sintonia entre os filmes e vídeos apresentados no FICA Animado e os fundamentos de uma educação ambiental filiada à teoria crítica, levam à necessidade de apresentar recomendações específicas para que uma nova edição do FICA Animado tenha um papel mais educativo, cumprindo efetivamente o objetivo para o qual foi criado.
Referência(s)