
Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em situações variadas
1994; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
2175-3652
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA presente dissertacao, de cunho teorico, resgata o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, proposto por Lev Semionovitch Vygotski no inicio da decada de 30. Esse conceito apresenta-se como extremamente promissor para a pratica pedagogica, na medida em que ressalta o papel fundamental da aprendizagem e das interacoes sociais para o desenvolvimento humano. Para fins do presente estudo foram selecionados, portanto, quatro trabalhos - dois na literatura nacional e dois na literatura estrangeira - sendo estes analisados e confrontados a luz da teoria de Vygotski, levando-se em conta o contexto social, historico e politico em que foi cunhada. Constatou-se que, apesar de algumas diferencas, em todos os estudos analisados ha uma enfase no conceito de Zona de Desenvolvimento proximal enquanto campo criado na e pela interacao social. Assim, decidiu-se por esbocar uma definicao do conceito que, tal como, entendido, engloba de forma mais adequada a sua complexidade, notadamente para a situacao escolar
Referência(s)