Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Criatividade escolar: relação entre tempo de experiência docente e tipo de escola

2008; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.1590/s1413-85572008000100008

ISSN

2175-3539

Autores

Júlia Soares Rosa de Castro, Denise de Souza Fleith,

Tópico(s)

Education and Technology Integration

Resumo

Este estudo investigou a criatividade e barreiras pessoais à sua expressão entre professores com mais e menos experiência docente da 4ª série do Ensino Fundamental de escolas públicas e particulares. Examinou-se ainda a percepção do clima de sala de aula para a criatividade entre alunos destes professores. Participaram desta pesquisa 52 professores e 967 alunos. Foram utilizados os Testes Torrance de Pensamento Criativo, o Inventário para Identificação de Barreiras à Criatividade Pessoal e a Escala Sobre Clima para a Criatividade em Sala de Aula. Os resultados indicaram diferenças significativas entre os professores com mais e menos tempo de docência em apenas uma medida de criatividade. Os professores de escolas particulares apresentaram um desempenho superior aos das escolas públicas quanto à criatividade. Quanto às barreiras à criatividade pessoal, não foi identificada diferença significativa entre os professores nos diversos fatores examinados. Os alunos dos professores mais experientes e os de escolas particulares avaliaram mais positivamente o clima de sala de aula para a criatividade.

Referência(s)