
Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade: Instrumento de Complementação Curricular
2011; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/1809-8363.2011.v14.14623
ISSN1809-8363
AutoresJoão Eliton Bonin, José Gustavo Sobreira de Oliveira, Juliana Maria Moura Nascimento, Márcio Eduardo Rezende, Stefanie de Paula Stopato, Isabel Cristina Gonçalves Leite,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoEste relato originou-se de um projeto de extensao que apresenta como objetivo principal a integracao ensino/servico. Dentre os objetivos especificos destacam-se: a insercao do academico no cenario real de pratica; o estimulo a abordagem multi e interdisciplinar; e execucao de diagnostico local da situacao da saude comunitaria. A execucao deste projeto ocorre em loteamentos publicos das areas de abrangencia de tres Unidades Basicas de Saude (UBS) do municipio de Juiz de Fora-MG, alem de no proprio espaco destas UBS – por academicos de medicina, enfermagem, odontologia e servico social que emprega metodos de abordagem familiar. Caracteriza-se pela realizacao do a companhamento de grupos de risco; seguimento d e agentes comunitarios para conhecer seu trabalho junto a comunidade e identificar a realidade da mesma; obtencao do diagnostico de saude das comunidades assistidas, conhecendo o publico-alvo para definir melhor as necessidades daquelas populacoes. O projeto contribui para um olhar abrangente do paciente e do processo do adoecer. Tornou-se uma tentativa de reajuste da educacao academica, que forma futuros profissionais sem direcionamento para o exercicio de uma clinica ampliada de cunho generalista.
Referência(s)