OENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA: COISA DO DEMÔNIO OU CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO ANTI RACISTA?

2014; Linguagem: Português

ISSN

1982-3916

Autores

Aline Santos de Oliveira, Célia Maria Coleta Salvador, Maria da Conceição Calmon Arruda,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre como a obrigatoriedade legal do ensino de historia e cultura afro-brasileira (Lei 11.645/2008) esta se materializando em sete escolas da Regiao Norte Fluminense do Estado do Rio de Janeiro (Brasil). Foram entrevistados 26 professores das areas de arte, historia e literatura durante os meses de novembro e dezembro de 2010. A maioria dos docentes reportou que nao teve em sua formacao academica nenhuma referencia a Historia da Africa e que a questao racial e trabalhada apenas quando da comemoracao do aniversario de Zumbi dos Palmares, no dia 20 de novembro. Um percentual consideravel dos docentes entrevistados parece olvidar que uma das metas da mudanca curricular e promover uma reflexao conjunta sobre o papel do negro na sociedade brasileira de modo a contribuir para a superacao de preconceitos. O desconhecimento emerge como elemento comum entre os professores, os gestores e os membros da comunidade.

Referência(s)