Artigo Revisado por pares

BOA FORMA, CORPO A CORPO , E PLASTICA & BELEZA: opressão contra a mulher e fetichismo da mercadoria no capitalismo contemporâneo

2014; Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara; Volume: 2; Issue: 12 Linguagem: Português

ISSN

1982-4718

Autores

Isaltina Maria de Azevedo Mello Gomes, Márcio de Aguiar Vasconcelos Moneta,

Tópico(s)

Gender, Sexuality, and Education

Resumo

O presente artigo se propoe a identificar como os mitos da beleza e da juventude feminina, recorrente nas materias sobre saude/estetica veiculadas nas revistas Boa Forma, Corpo a Corpo e Plastica & Beleza, destinadas ao publico feminino, consolidam uma imagem conservadora da mulher e tem papel central como sustentaculo ideologico dos interesses comerciais das referidas publicacoes. Alem de comparar as caracteristicas gerais dos periodicos citados com a tradicao da grande imprensa feminina brasileira pos 1960, analisa a sua relacao com a etapa atual do capitalismo. Discute, ainda, a relacao entre informacao e divulgacao comercial nas revistas. Por fim, faz uma analise das estrategias discursivo-textuais dessas revistas, relacionando- as com a pratica discursiva e a pratica social mais ampla em que se inserem.

Referência(s)