Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A percepção do escolar sobre a hospitalização: contribuições para o cuidado de enfermagem

2011; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 45; Issue: 4 Linguagem: Português

10.1590/s0080-62342011000400003

ISSN

1980-220X

Autores

Danielle de Freitas Lapa, Tânia Vignuda de Souza,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

O estudo teve por objetivo descrever os sentimentos do escolar no que se refere à hospitalização e discutir a sua percepção sobre esse fato. Abordagem qualitativa com dados coletados por meio de gravação, utilizando entrevista semiestruturada, da qual obteve-se o tópico de análise: percepções e sentimentos apontados pelo escolar durante a hospitalização. Constatou-se que os sentimentos apontados pelas crianças, durante a hospitalização, são de restrição, medo, dor, preocupação, saudades e ansiedade. A maioria percebeu a hospitalização como algo negativo, contudo, esses sujeitos apontaram também aspectos positivos, como carinho exclusivo da mãe; acesso a produtos alimentares que não estão disponíveis em seu domicílio e compensações recebidas por estar doente. O brincar apareceu como uma atividade importante que ameniza os aspectos negativos da hospitalização. Concluiu-se que, apesar dos sentimentos negativos, o escolar é capaz de perceber que a hospitalização é importante para a sua recuperação.

Referência(s)