Artigo Produção Nacional

A MAESTRIA NA ARTE DE SE COMUNICAR: UTILIZAÇÃO DAS POSIÇÕES PERCEPTUAIS EM AULAS, PALESTRAS E CONFERÊNCIAS.

2013; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47916/ijkem-vol2n2-2013-5

ISSN

2316-6517

Autores

Elizete Lúcia Moreira Mattos, Jair Sergio dos Passos,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo e resultado de uma pesquisa no Programa de Mestrado e Doutorado em Educacao da Pontificia Universidade Catolica do Parana - PUC-PR, denominado “Professor Mediador Utilizando as Tecnologias da Informacao e Comunicacao e a Contribuicao da Neurolinguistica em Sala de Aula”. O projeto se desenvolveu a partir da utilizacao de novas tecnologias de informacao e comunicacao (TIC), integradas aos atuais processos de comunicacao e relacionamento, mais precisamente a Programacao Neurolinguistica (PNL). Neste sentido, uma das intencoes desta pesquisa foi apontar as contribuicoes da moderna neurolinguistica na pratica docente, por meio de novas abordagens de ensino na sala de aula presencial ou virtual (estudios) e que pode ser aplicado tambem em palestras e conferencias. O presente artigo originou-se de um dos capitulos da dissertacao de mestrado que tratou, especificamente, dos avancos no processo de comunicacao e relacionamentos, apresentando o primeiro passo para o professor mediador comecar a praticar a neurolinguistica no inicio de sua intervencao. Destacam-se as visoes de varios autores sobre as posicoes perceptuais em como podemos aplicar em diversas situacoes de sala de aula ou num auditorio . Fica muito evidente tambem a importância desta tecnica para o professor ou palestrante dominar seu proprio estado emocional, evitando agir por impulsos e assim ter atitudes cada vez mais assertivas em relacao a novas formas de comunicacao, que levem a uma metaposicao para uma aprendizagem significativa e/ou resultados esperados.

Referência(s)