Ordem e progresso: o discurso político sobre a educação no Brasil autoritário

2008; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE; Volume: 32; Issue: 18 Linguagem: Português

ISSN

1981-1802

Autores

José Willington Germano,

Tópico(s)

Education and Public Policy

Resumo

O presente artigo procura explicitar, o discurso politico autoritario sobre a educacao no Brasil, bem como a sua materializacao em politicas educacionais pos – 1964. Embora tenha como objetivo precipuo focalizar o periodo que se inaugura com o golpe civil/militar de 1964, foi necessario recuar no tempo historico, ate o seculo XIX. Isto tornou possivel evidenciar o processo de constituicao de um imaginario social instituinte, no tocante ao papel das Forcas Armadas, para o desenvolvimento do pais. Ao longo do tempo, foi se plasmando um pensamento militar, ancorado no lema ordem e progresso, sobre a sociedade brasileira e acerca do Estado necessario para desenvolver o pais, assim como sobre a educacao requerida para dar sustentaculo ao projeto de nacao almejado pelos homens de farda. Para eles era fundamental constituir um governo discricionario de salvacao nacional capaz de combater a desordem, a subversao, o comunismo e a corrupcao para viabilizar o progresso. Mas, para alcancar o progresso era imprescindivel a existencia da ordem e, portanto, de um Estado autoritario, com a participacao dos militares, para disciplinar o corpo social, de conformidade com a vida da caserna. Em todo o periodo de 1937- 1964, ganha relevo, no âmbito militar, a ideia do Exercito como educador do povo. Desse modo, o discurso politico sobre a educacao tem em vista a formacao das almas, mediante a educacao civica e o adestramento do povo para o trabalho, como condicao fundamental para a consolidacao do espirito nacional e para obter o desenvolvimento economico e o progresso do Brasil. Esse ideario fundamentou a acao politica dos militares no governo ditatorial, conformando as politicas educacionais implementadas durante o Estado de Seguranca Nacional (1964-1985).

Referência(s)