
Leitura de notícias e imaginário
2010; ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING; Volume: 7; Issue: 19 Linguagem: Português
10.18568/cmc.v7i19.199
ISSN1983-7070
Autores Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoPode a leitura de notícias provocar no leitor sensações estéticas, ajudá-lo a organizar significados, nutri-lo de experiências transcendentais? A investigação do jornalismo no âmbito da recepção e como narrativa cultural, potente em sua dimensão simbólico-mítica e imaginária, sugere resposta afirmativa. Leitores da revista Globo Rural, ao relatarem aspectos do pacto de leitura com a publicação, revelam fundamentos que levam a pesquisaa ultrapassar os limites da centralidade do jornalismo sustentada em fatos e acontecimentos objetivos. E, em sendo uma publicação configurada em sua maior parte por matérias de economia, técnicas e negócios agrícolas, as impressões de leitura indicam também a necessidade de se revisitar demarcações entre notícias factuais e não factuais, importantes e interessantes, de interessepúblico e de interesse do público. O que se pode perceber junto a esses leitores é que, mesmo a partir de empreendimento para a divulgação da realidade, algumas publicações jornalísticas se tornam ficcionais.
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