
Ensino de avaliação psicológica em Instituições de Ensino Superior brasileiras
2008; CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BRASÍLIA; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5102/ucs.v3i1.543
ISSN1981-9730
AutoresAna Paula Porto Noronha, Marcos Antônio Batista, Lina Carvalho, Cláudia Cobêro, Neide de Brito Cunha, Betânia Alves Veiga Dell ́Aglia, Roseli Filizatti, Rita Penha Campos Zenorini, Marcelo Mendes dos Santos,
Tópico(s)Psychology and Mental Health
ResumoO presente estudo objetiva a análise de ementas de disciplinas relacionadas à avaliação psicológica. Para tanto, foram consultadas 39 ementas referentes a 14 universidades dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Paraíba, Sergipe, Tocantins, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Foram definidas 16 categorias de análise, e as ementas classificadas indicaram que não há concordância entre as universidades brasileiras no que se refere à nomenclatura das disciplinas, assim como as técnicas projetivas, os testes de personalidade, os testes psicológicos e os de inteligência são os conteúdos mais facilmente encontrados nas ementas. As disciplinas TEPI, TEPII e TEAP são as que reúnem o maior número de conteúdos. Faz-se necessário o desenvolvimento de outros estudos que analisem a formação do psicólogo, especialmente no que se refere à avaliação psicológica.
Referência(s)