
Psicologia educacional nos cursos de licenciatura: a motivação dos estudantes
2002; Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.1590/s1413-85572002000100002
ISSN2175-3539
AutoresSueli Édi Rufini Guimarães, José Aloyseo Bzuneck, Samuel Fabre Sanches,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEstudo de natureza exploratória, investigou as orientações motivacionais e o envolvimento na disciplina Psicologia Educacional de 246 alunos de cursos de licenciatura da Universidade Estadual de Londrina. Foram administradas a todos os participantes escalas de avaliação da motivação intrínseca e extrínseca (Work Preference Inventory) e do esforço alegado na disciplina. Os participantes também responderam a um questionário referente aos dados demográficos e à intenção de atuar no ensino. Análises de variância e estudos correlacionais revelaram diferenças significativas entre as medidas empregadas e as variáveis demográficas investigadas. Os resultados são discutidos em termos de sua contribuição para compreensão aprofundada dos padrões motivacionais dos estudantes e para a melhoria do ensino da disciplina Psicologia educacional em cursos de formação de professores.
Referência(s)