PERFORMATIZAÇÃO DA MEMÓRIA HISTÓRICO-POLÍTICA EM TENGO MIEDO TORERO, DE PEDRO LEMEBEL
2007; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-5625
Autores Tópico(s)Political and Social Dynamics in Chile and Latin America
ResumoO revolver fragmentos de um determinado passado historico-politico nao necessita ser realizado sob o prisma exclusivo de uma abordagem seria, respeitosa ou solene da memoria. No romance Tengo miedo torero (2002), o escritor Pedro Lemebel explora, de maneira performatica, o contexto ditatorial chileno a partir de sua [re]-invencao (Ravetti, 2002), realizando um acerto de contas ficcional - e definitivo - com sujeitos reais como Augusto Pinochet, ao injetar uma satirica guinada subjetiva (Sarlo, 2007) nas inevitaveis fendas do discurso da memoria coletiva, agora entendidas muito mais como um espaco critico-criador da memoria que como uma representacao da inacessibilidade a uma utopica “memoria original”. PERFOMATIZACON DE LA MEMORIA HISTORICO ANALITICA EN TENGO MIEDO TORERO DE PEDRO LEMEBEL El revolver fragmentos de un determinado pasado historico-politico no necesita ser realizado bajo el prisma exclusivo de un abordaje serio, respetuoso o solemne de la memoria. En la novela Tengo miedo torero (2002), el escritor Pedro Lemebel explota, de modo performatico, el contexto dictadorial chileno a partir de su [re]-invencion (Ravetti), realizando un ajuste de cuentas ficcional – y definitivo – con sujetos reales como Augusto Pinochet, al inyectar una satirica guinada subjetiva (Sarlo) en las inevitables ranuras del discurso de la memoria colectiva. Ranuras ahora comprendidas mucho mas como un espacio critico-creador de la memoria que como una representacion de la inaccesibilidad a una utopica “memoria original”.
Referência(s)