Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

AS CONCEPÇÕES DE NATUREZA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS

2002; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 4; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/1983-21172002040202

ISSN

1983-2117

Autores

Eliecília de Fátima Martins, Gislene Margaret Avelar Guimarães,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Análise das concepções de natureza dos livros didáticos sob uma perspectiva holística e transformadora. Fomenta discussões entre os profissionais da educação sobre o papel do livro como reprodutor das ideologias dominantes em relação aos recursos naturais, a partir do estudo de uma amostra de 67 títulos da área de Ciências. Discute a predominância da visão ocidental e capitalista de homem dominador da natureza e suas implicações sobre a educação e sociedade. Conclui que o livro de Ciências das séries iniciais, apesar das mudanças em alguns aspectos, continua com a visão do papel do homem dominador da natureza, dificultando a conscientização e o respeito sobre os problemas ambientais.

Referência(s)