
Revisão de uma escala para avaliar atitudes de estudantes de medicina
2014; Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Espanhol
ISSN
2175-3431
AutoresWilton Silva dos Santos, Jacob Arie Laros,
Tópico(s)Health Education and Validation
ResumoespanolEl objetivo del presente estudio fue revisar una escala para medir actitudes de estudiantes de medicina y verificar evidencias de validez de constructo y consistencia interna en la escala revisada. La escala original, compuesta por 102 items, fue aplicada a una muestra de 310 estudiantes de diferentes semestres del curso de medicina, con edades de entre 18 y 47 anos (M=23,2 e DP=3,6), siendo el 54,2% de sexo femenino. A fin de investigar la estructura del instrumento, fue realizado el procedimiento de Analisis de Componentes Principales con rotacion Promax. El numero de componentes extraido fue definido mediante Analisis Paralelo. La solucion final con seis componentes principales explico 39,2% de la variancia total. Los indices de consistencia interna (Alfa de Cronbach) de los componentes variaron entre 0,65 y 0,87. A escala revisada, compuesta por 50 items, presenta evidencias satisfactorias de validez de constructo y de consistencia interna en la muestra investigada. EnglishThe objective of the present study was to revise a scale to measure attitudes of medical students and to verify internal consistency and construct validity evidence of the revised scale. The original scale, consisting of 102 items, was administered to a sample of 310 students in different phases of medical school with ages varying between 18 and 47 years (M=23.2 and DP=3.6), 54.2% being female. To investigate the internal structure of the instrument, Principal Component Analysis (PCA) with Promax rotation was performed. Parallel Analysis was used to define the number of components to extract. The final solution of six principal components explained 39.2% of the total variance. The internal consistency indices (Cronbach’s Alpha) of the six components varied between 0.65 and 0.87. The revised scale, consisting of 50 items, presents satisfactory internal consistency and construct validity evidence in the studied sample. portuguesO objetivo do presente estudo foi revisar uma escala para avaliar atitudes de estudantes de medicina, verificando evidencias de validade de construto e consistencia interna. A escala original com 102 itens foi administrada em amostra de 310 estudantes de diferentes fases do curso de medicina, com idades entre 18 e 47 anos (M=23,2 e DP=3,6), sendo 54,2% do sexo feminino. Para investigar a estrutura do instrumento, foi realizada analise de componentes principais com rotacao Promax. O numero de componentes extraidos foi definido por analise paralela. A solucao final com seis componentes principais explicou 39,2% da variância total. Os indices de consistencia interna (alfa de Cronbach) dos seis componentes variaram entre 0,65 e 0,87. A escala revisada de 50 itens apresenta evidencias satisfatorias de validade de construto e de consistencia interna na amostra pesquisada.
Referência(s)