Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Indicadores de qualidade mobilizam a escola

2007; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português

10.18676/cadernoscenpec.v2i3.4

ISSN

2237-9983

Autores

Vera Masagão Ribeiro, Vanda Mendes Ribeiro, Joana Buarque de Gusmão,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O texto apresenta os Indicadores da Qualidade na Educação, desenvolvido no Brasil por iniciativa da Organização Não-Governamental Ação Educativa, do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). No contexto de elaboração e de divulgação dos resultados dos sistemas de avaliação educacionais, constata-se que as escolas não se apropriam dessas informações, não conseguem assumir o papel de protagonistas e ainda acabam vitimadas pelo estigma da incompetência. O principal objetivo desse projeto é o engajamento, a mobilização da comunidade na luta pela melhoria da qualidade na escola. Na versão preliminar dos Indicadores, foram envolvidas 14 escolas distribuídas nas cinco regiões do País, e formulado um sistema de mensuração que coloca, nos próprios sujeitos, a prerrogativa de atribuir valores a diferentes dimensões da realidade escolar, avaliando-as coletivamente, de maneira que todos possam conhecer, discutir e decidir quais são as prioridades de ação para melhorar esse quadro. A metodologia provou estimular o debate, explicitar a divergência, trazer à luz questões que antes passavam despercebidas e provocar a disposição de resolver problemas detectados. O texto conclui que um dos aspectos mais importantes foi a diversidade dos atores participantes no desenvolvimento dos indicadores. Uma educação de qualidade para todos no Brasil prescinde da aliança entre profissionais do ensino, população e organizações da sociedade civil com os órgãos públicos das diversas esferas do governo e as agências internacionais.

Referência(s)