
Indicadores de qualidade mobilizam a escola
2007; Center for Studies and Research in Education, Culture and Community Action; Volume: 2; Issue: 3 Linguagem: Português
10.18676/cadernoscenpec.v2i3.4
ISSN2237-9983
AutoresVera Masagão Ribeiro, Vanda Mendes Ribeiro, Joana Buarque de Gusmão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO texto apresenta os Indicadores da Qualidade na Educação, desenvolvido no Brasil por iniciativa da Organização Não-Governamental Ação Educativa, do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). No contexto de elaboração e de divulgação dos resultados dos sistemas de avaliação educacionais, constata-se que as escolas não se apropriam dessas informações, não conseguem assumir o papel de protagonistas e ainda acabam vitimadas pelo estigma da incompetência. O principal objetivo desse projeto é o engajamento, a mobilização da comunidade na luta pela melhoria da qualidade na escola. Na versão preliminar dos Indicadores, foram envolvidas 14 escolas distribuídas nas cinco regiões do País, e formulado um sistema de mensuração que coloca, nos próprios sujeitos, a prerrogativa de atribuir valores a diferentes dimensões da realidade escolar, avaliando-as coletivamente, de maneira que todos possam conhecer, discutir e decidir quais são as prioridades de ação para melhorar esse quadro. A metodologia provou estimular o debate, explicitar a divergência, trazer à luz questões que antes passavam despercebidas e provocar a disposição de resolver problemas detectados. O texto conclui que um dos aspectos mais importantes foi a diversidade dos atores participantes no desenvolvimento dos indicadores. Uma educação de qualidade para todos no Brasil prescinde da aliança entre profissionais do ensino, população e organizações da sociedade civil com os órgãos públicos das diversas esferas do governo e as agências internacionais.
Referência(s)