Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ensino sobre perioperatório a pacientes: estudo comparativo de recursos audiovisual (vídeo) e oral

1997; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 5; Issue: 3 Linguagem: Português

10.1590/s0104-11691997000300006

ISSN

1518-8345

Autores

Adriana Aparecida Delloiagono de Paula, Emı́lia Campos de Carvalho,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

A finalidade do estudo foi comparar, na informação perioperatória de Enfermagem, os recursos audiovisual (vídeo) e oral. Registrou-se como sujeitos 104 pacientes, sendo 54 e 50 para os grupos oral e vídeo, respectivamente. Concluiu-se que os grupos de pacientes eram homogêneos e que não havia diferença significativa entre os dois recursos utilizados, e que independente do recurso utilizado, as respostas emitidas foram qualitativamente melhores. Porém na informação perioperatória com o vídeo utilizou-se 10 minutos e na oral 45 minutos, sendo que o vídeo impede o verbalismo característico dos métodos expositivos e reduz o tempo gasto no oferecimento das informações.

Referência(s)