Artigo Produção Nacional

Situação das bibliotecas escolares no Brasil: o que sabemos?

2012; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2238-5894

Autores

Bernadette dos Santos Campello, Paulo da Terra Caldeira, Maura Alvarenga, Laura Valladares de Oliveira Soares,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este estudo teve como objetivo conhecer as caracteristicas de diagnosticos sobre bibliotecas escolares brasileiras, elaborados por diversos autores. Foram identificados e analisados dezoito diagnosticos publicados na literatura da area, de 1979 a 2011, de forma a se obter uma visao do que ja se estudou e se conhece a respeito das condicoes das bibliotecas escolares brasileiras. Foram analisados: os objetivos dos diagnosticos, a metodologia utilizada e a tecnica de coleta de dados, o referencial teorico, os resultados obtidos, as conclusoes e recomendacoes feitas pelos autores. A variedade de procedimentos de coleta e analise dos dados utilizados em cada diagnostico impossibilitou inferencias e conclusoes mais aprofundadas. No conjunto, esses trabalhos compoem um retrato parcial da biblioteca escolar no pais, confirmando a situacao precaria dessas instituicoes e tornando mais visiveis os problemas existentes.

Referência(s)