Artigo Acesso aberto Revisado por pares

UM ROLE PLAYING GAME PARA O ENSINO DE ELICITAÇÃO E ANÁLISE DE REQUISITOS

2015; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22456/1679-1916.57599

ISSN

1679-1916

Autores

Giani Petri, Natiel C. Chiavegatti,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A engenharia de requisitos objetiva estabelecer o entendimento do problema e as necessidades do cliente. No entanto, o processo de ensino desta competência nem sempre é satisfatório, por ser um conteúdo teórico, muitos professores utilizam somente aulas expositivas, onde acaba limitando o aprendizado dos alunos. Assim, surge a necessidade de explorar novos métodos de ensino, como os jogos educacionais, de modo a criar um ambiente que desperte o interesse dos alunos. O objetivo deste trabalho é desenvolver e avaliar um jogo educacional do tipo RPG no qual o jogador atuará como um engenheiro de requisitos coletando e priorizando os requisitos em um cenário simulado. Uma avaliação sistemática realizada aponta resultados satisfatórios quanto a motivação, experiência do usuário e aprendizagem dos alunos.

Referência(s)
Altmetric
PlumX