Artigo Acesso aberto Revisado por pares

O CONHECIMENTO E A LEITURA FECUNDAM A TERRA LIVRE

2006; Editora Universitária Champagnat - PUCPRESS; Volume: 6; Issue: 18 Linguagem: Português

10.7213/rde.v6i18.3388

ISSN

1981-416X

Autores

Marta Morais da Costa,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Estuda-se a relação entre leitura, escola e conhecimento, numa linguagem que alterna a ficção com a dissertação, partindo da história da pesquisa realizada pelo Professor & Leitor em uma biblioteca, com a finalidade de escrever um texto sobre definições de conhecimento, sua função e utilização na escola. Ao buscar nas estantes de livros, a personagem vai dialogando com filósofos, historiadores, educadores, psicólogos, dramaturgos e literatos, construindo uma rede de articulações de sentidos múltiplos para o conceito de conhecimento. Ao mesmo tempo, apresenta uma visão crítica sobre o estado da educação e seus comportamentos diante do saber e da necessidade de formação de alunos intelectualmente competentes.

Referência(s)