
Fatores de inovação para a sobrevivência das micro e pequenas empresas no Brasil
2009; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1809-2039
AutoresMaurício Fernandes Pereira, Mariana Grapeggia, Magnus Luiz Emmendoerfer, Douglas Luís Três,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO numero de micro e pequenos empreendimentos brasileiros ja ultrapassam 5,5 milhoes de estabelecimentos, os quais respondem por 20% do produto interno bruto – PIB, 1,4% das exportacoes, 43% da renda e 60% dos empregos formais. O percentual de empresas que sobrevivem, pelo menos dois anos, passou de 50,6% em 2002, para 78% em 2005, ou seja, um aumento de 27,4%. O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar os motivos que levam ao sucesso ou ao fracasso das MPEs, em especial aquelas com ate cinco anos de constituicao. Para tal, o artigo foi estruturado em quatro etapas. Na primeira etapa foi realizada uma descricao sobre o universo das MPEs no Brasil. Na segunda etapa foi realizada uma revisao da literatura sobre planejamento, tomada de decisao e a inovacao na MPE. Na terceira etapa procedeu-se uma pesquisa de natureza qualitativa, descritiva e exploratoria, e os dados foram obtidos por meio de revisao bibliografica e documental. Na quarta e ultima etapa sao apresentados os resultados do estudo que indicam que os empresarios estao inovando no processo de gestao, estando mais atentos para questoes como planejamento, analise financeira e qualidade das equipes internas. Ja o processo decisorio aparece como uma das areas menos importantes, com cerca de 8% das respostas. Como possiveis contribuicoes, o trabalho entende que os beneficios que trazem o sucesso das empresas para a sociedade, por meio do expressivo volume de negocios que geram, justificam a necessidade de estudos visando contribuir para a consolidacao destas mesmas organizacoes.
Referência(s)