Escolhas e planeamento de carreira: a tirania dos discursos tradicionais

2013; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1984-7270

Autores

Sara Ferreira, Luísa Saavedra, María do Céu Taveira, Alexandra M. Araújo,

Tópico(s)

Education, sociology, and vocational training

Resumo

Resumo Este trabalho pretendeu explorar como um grupo de 86 jovens de ambos os sexos e de diferentes classes sociais e niveis de ensino, a frequentar cursos considerados socialmente femininos e masculinos, efectuou as suas escolhas e esta a delinear os seus planos de carreira. Adoptando uma perspectiva construcionista social feminista, a tecnica de entrevista, e a metodologia de analise de discurso, observou-se a emergencia de discursos opressivos, regulados pelas normas de genero e classe social, reforcando a conviccao que estas condicoes exercem um papel fundamental no desenvolvimento das carreiras dos participantes. Estas questoes parecem justificar o crescimento de uma agenda de justica social na Psicologia Vocacional. Palavras-chave: jovens, planeamento de carreira, genero, classe social

Referência(s)