Percepção de Qualidade em Educação a Distância pela Internet: um Estudo de Caso / Quality Perception in Online Distance Education: a case study
2010; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1983-2664
Autores Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa de mestrado intitulada Percepcao de Qualidade em Educacao a Distância pela Internet: um estudo de caso, apresentada ao Programa de Pos-graduacao em Educacao da PUC-Rio, cujo objetivo foi discutir como um dado sistema de gerenciamento de EaD baseada na Internet pode revelar aplicabilidade pedagogica a um determinado conteudo trabalhado a distância. Discutiu-se, tambem, de que forma este tipo de sistema pode contribuir para uma mediacao pedagogica adequada dos conteudos por ele veiculados, bem como jogar algumas luzes sobre as facilidades e dificuldades vivenciadas pelos seus usuarios. Finalmente e discutida a extensao e a direcao do hiato de qualidade entre a proposta dos autores e patrocinadores de uma iniciativa especifica de EaD baseada na Internet a e a qualidade percebida pelos seus usuarios. Palavras chave : ensino a distância, ensino semi-presencial. Abstract This article presents results of a research titled Quality Perception in Online Distance Education: a case study, presented to the Graduate Program in Education at PUCRio, whose purpose was to discuss how a data Internet-based management system may prove to be applicable to a specific content of working distance. It has also been argued how this type of system can contribute to an appropriate pedagogical mediation of content conveyed by him, and show the advantages and difficulties experienced by its users. Finally we discuss the extent and direction of the quality gap between the proposal of the authors and sponsors of a specific initiative for Internet-based distance education and the quality perceived by its users. Keywords : distance learning, semi-presencial teaching.
Referência(s)