Artigo Acesso aberto

ANÁLISE MULTIMODAL DE ANÚNCIOS DO PROGRAMA “NA MÃO CERTA”

2010; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Issue: 40 Linguagem: Português

10.5902/2176148512022

ISSN

2176-1485

Autores

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Roséli Gonçalves do Nascimento, Viviane Maria Heberle,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Neste trabalho, propomos uma análise multimodal de dois anúncios que divulgam o programa social Na Mão Certa, voltado para a luta contra a exploração sexual infanto-juvenil nas estradas brasileiras. Com base em estudos de gênero (MEURER, 2002; ChEoNG, 2004), na linguística sistêmico-funcional (haLLIdaY, 1994; haLLIdaY; MatthIESSEN, 2004) e na gramática visual (KRESS; VaN LEEUWEN, 1996, 2006), discutimos como esse tema é veiculado através de recursos visuais e verbais, resultando em sentidos explícitos e implícitos. os resultados sugerem que os recursos semióticos nos dois textos contribuem para reforçar a problemática da exploração sexual comercial de crianças e adolescentes como algo real e atribuir responsabilidade a todos os setores envolvidos, mobilizando-os para ações transformadoras dessa realidade.

Referência(s)
Altmetric
PlumX